
PALESTRANTES

Ana Lia Almeida
Doutora em Direito pela UFPB (2015), com pesquisa no tema da educação jurídica (as ideologias na Assessoria Jurídica Universitária Popular). Professora do Departamento de Ciências Jurídicas de Santa Rita (UFPB), ministrando disciplinas de Teoria do Direito. Coordenadora do Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru (NEP/UFPB). Ligada ao Instituto de Pesquisa Direito e Movimentos Sociais (IPDMS). Áreas de interesse: marxismo, gênero e feminismo, educação jurídica e assessoria jurídica popular.

Antonio Ugá
Doutorando em Direito no PPGD/UFMG. Mestre em Serviço Social PPGSS/UFAL. Advogado. Bacharel em Direito FDA/UFAL. Membro dos Grupos de Pesquisa "Marx como Crítico da Política e do Direito" (UFMG), "Estado, Direito e Capitalismo Dependente" (UFAL) e do GT Marxismo e Direito do IPDMS. Autor do livro "Pachukanis em Três Atos" (Appris) e co-organizador de "Temas de Crítica ao Direito: Volume II" (Edufal).

Bianca Valoski
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da
UFPR, dentro da linha de pesquisa em Economia Política do Estado Nacional e da Governança Global. É servidora da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, onde trabalha com finanças

Celso Luiz Ludwig
Professor Emérito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e em Letras e Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre e doutor também pela UFPR, com atuação voltada às áreas de Filosofia e Filosofia do Direito. Atualmente, atua como professor de Filosofia do Direito na UFPR como professor convidado.

Daniel Castro
Professor Adjunto de Teoria do Direito da Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória. Doutor em Direito pela UFMG. Mestre em Direito pela UnB. Coordenador do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERA/CEDH) do campus. Coordenador Nacional do GT "Direito e Relações Raciais" do IPDMS.

Eduardo Granzotto
Doutorando em Direito Penal pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ. Possui graduação e mestrado em Direito pela UFSC. Desenvolve pesquisas na área da Criminologia e da Política Criminal, com ênfase em Teorias Criminológicas, Sociologia da Punição e Sociologia do Policiamento. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ciências Criminais (GCRIM/UFRJ) e integrante do GT Criminologia Crítica e Movimentos Sociais do IPDMS.

Felipe Heringer Roxo da Motta
Advogado. Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR) com estágio Doutoral na Universidade de Hamburgo/Alemanha (bolsa Capes - Doutorado Sanduíche), mestre em Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC), bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atua em pesquisas em torno da política sobre drogas e dependência econômica, com uma leitura desde a Criminologia Crítica e o pensamento descolonial. Integra a Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB/PR e representa a OAB/PR junto ao Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONESD). É autor do livro "Introdução ao Estudo da Criminologia", publicado pela Editora InterSaberes.

Gabriela Caramuru Telles
Professora Adjunta de Economia Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP, 2021), Mestra e Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2017) e Mestra em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2017). Participa do Grupo de Extensão Leituras d'O Capital (UFPR).
